Por Ana Reczek
Se antes os produtores de programas de televisão buscavam conteúdos generalistas para atingir o público mais variado possível, a internet permitiu canais inteiros sobre um único tema, levando informações para quem já entende muito do assunto, ou quer entender.
Ter um canal de sucesso no YouTube não significa necessariamente ter centenas de milhares de inscritos, mas sim ter os inscritos certos. Enquanto canais de assuntos abrangentes chegam a mais de 1 milhão de inscritos (como humor, beleza, culinária e ciências), canais pequenos também conseguem ganhar dinheiro com patrocínio quando tratam de assuntos específicos com qualidade. Patrocinadores gostam desse tipo de canal porque sabem que estão anunciando para um público extremamente seleto, que é profundamente interessado neste assunto e tem grande potencial para aquirir produtos relacionados.
Podemos comparar o alcance de um anúncio na televisão como uma bomba, e um anúncio em um canal no YouTube como um tiro de um atirador de elite. A bomba é bem mais cara e vai atingir muita gente. A bala do sniper é mais barata e vai direto no alvo.
Alguns produtos podem ser vendidos para pessoas de todas as idades, gêneros e classes sociais (Marcas como Mc Donald’s, Itaú, Fiat, Renner e Pão de Açúcar, por exemplo, possuem um público extenso) mas a maioria das marcas pequenas não pode se dar ao luxo de gastar tanto. E nem precisa, porque elas possuem um público muito restrito.
O diretor de projetos da Forasteiro Produções, Ernesto Andreghetto, aproveitou uma paixão pessoal para criar um canal de conteúdo de nicho: action figures (bonecos de personagens de filmes e histórias em quadrinhos). “Quem nasceu nos anos 70 e 80 brincava muito com bonecos. Quando essa geração cresceu, os adultos mantiveram a paixão por colecionar representações de heróis e vilões. Assim nasceu uma indústria especializada em criar personagens articulados e estatuetas. Os valores deixam claro que o público alvo não é infantil: os bonecos ultrapassam facilmente a faixa dos mil reais e é bem comum encontrar exemplares de três ou quatro mil reais. Existem escultores e artistas renomados que criam coleções especiais de colecionáveis, e ter esses exemplares em casa hoje é como colecionar arte tradicional, com a vantagem que você pode interagir com os personagens, criar novos cenários e posições diferentes.”
Imagine um fabricante de action figures: será que ele deve tentar atingir um público imenso ou apenas as pessoas que se interessam pelo assunto? Dificilmente uma pessoa que nunca ouviu falar desse mundo vai estar disposta a gastar mais de mil reais com uma estatueta.
Os canais no YouTube que fazem mais sucesso geralmente são feitos com amor e cuidado. Por isso, quando for escolher o tema do seu, pense em um assunto que você já domine um pouco e tenha prazer em estudar e pesquisar para sempre descobrir novidades para dividir com o público.
Para ter um canal de sucesso também é necessário ter imagem e som de qualidade, para ser agradável de assistir e fácil de compreender o que os apresentadores estão falando. Você pode se dedicar a pesquisar e aprender sobre equipamentos, técnicas, captação, edição, publicação e marketing online, ou, se você preferir, dedicar o seu tempo e energia a preparar o conteúdo dos vídeos e terceirizar a parte técnica de produção.
A Forasteiro Produções possui preços especiais para conteúdos para o YouTube. São valores incríveis, equipamentos de cinema e profissionais de primeira linha. Para saber mais escreva para atendimento@
Assista o segundo episódio do Papo Action: