O desafio de produzir a primeira cerimônia de cremação vídeo mapeada do Brasil

A despedida de um ente querido é um dos momentos mais marcantes do ser humano. Por isso, é necessário romper as barreiras e o estigma de “não falar sobre a morte”, e entender que o audiovisual pode contribuir bastante para que este momento possa ser vivenciado de uma maneira mais leve.

Em 2017, o Grupo Vila, empresa detentora do Cemitério Morada da Paz, nos procurou para elaborar a primeira cerimônia de cremação vídeo mapeada do Brasil. A iniciativa além de representar inovação, também simboliza uma nova experiência sensorial no momento da despedida de um ente querido.

Aqui na Forasteiro, temos orgulho de ter feito parte dessa mudança. Em parceria com o Grupo Vila, produzimos o vídeo mapeamento e todas as peças de imagem e som, que hoje, são acalanto para as pessoas que vivenciam a cerimônia.

Ainda é cultural se distanciar de assuntos sobre a morte, ou dos momentos de despedida de um ente querido. Mas é fato que todos passarão por isso um dia. Por isso é importante pensar nesse momento com um cuidado tão relevante, como quando pensamos em casamento, nascimento de filhos e outros marcos significativos da vida.

Quando a proposta chegou na nossa mesa, vimos como um desafio e uma grande responsabilidade em elaborar um trabalho que ficaria marcado na vida das pessoas. Por isso, todas as imagens e sons projetados no vídeo, foram pensados em parceria com o cliente e com o setor de Psicologia do Luto do Grupo Vila, que nos ajudou bastante no processo.

Depois começamos o processo técnico necessário para fazer um vídeo mapeamento. Roteirizar a cerimônia, fotografar e filmar os ambientes de projeção, produzir as imagens e o texto para locução, elaborar o modelo teste e apresentar ao cliente. Da idealização à entrega do vídeo, foram aproximadamente três meses.

O resultado final não só nos deixou satisfeitos, como também mudou um pouco a nossa perspectiva em produzir algo para uma empresa que tem a vivência do luto como seu produto de maior responsabilidade.

Como de costume, voltamos para conversar com o Grupo Vila, e saber como as pessoas estavam recepcionando a cerimônia vídeo mapeada. O resultado foi esse aqui.

“Os clientes tem recebido a projeção de forma bem positiva. A cremação vídeo mapeada foi essencial para entregarmos a experiência que tínhamos planejado. Muitos clientes antigos, que vivenciaram a cerimônia antes e depois do vídeo mapeamento, nos procuraram para dizer que ficou muito melhor agora. De fato, os recursos audiovisuais utilizados oferecem aos familiares uma imersão singular na cerimônia, que antes não era possível. Só queremos agradecer a Forasteiro pela parceria de sempre, e de ter produzido esse material com o mesmo cuidado e carinho que temos com os nossos clientes.”

(Eliza Fonseca, Gerente de Marketing do Grupo Vila)

O Grupo Vila tem cemitérios no estado do Rio Grande do Norte e Pernambuco. A cerimônia de cremação vídeo mapeada está disponível nas duas unidades.

Gostou de saber mais sobre Vídeo Mapping? Então acompanha nossos conteúdos no nosso blog.

Quer fazer um orçamento para sua empresa? Entre em contato conosco!

Posted in Blog.