O que significa a sigla FPS?

Vez ou outra você já deve ter se deparado com essa configuração na sua câmera. Ela está ali, entre as demais ferramentas que servem para personalizar a sua câmera, e captar a imagem com maior qualidade.
E antes que a gente comece a falar melhor sobre esta sigla específica, é importante entender que o FPS está ligado diretamente a qualidade de uma imagem exibida. Mas o que significa, afinal?

(F)rames (P)er (S)econd

Em brasileirês: Frames Por Segundo. Esse é o significado da sigla. Para associar melhor é preciso saber que frame corresponde ao quadro de imagem que está sendo exibido. Lembra daqueles vídeos que exibem um desenho rabiscado na ponta de várias folhas de papel, e o desenho vai se movendo na medida que vamos folheando? Esse exemplo é muito utilizado para explicar animação, mas também aborda bastante sobre a importância dos frames.

Imagine vários quadros daquele, onde a imagem se replicaria e ficaria mais encorpada. O FPS é a quantidade de quadros capturados por segundo em uma câmera. Quanto maior for o FPS, mais qualidade de exibição a imagem terá.

Antes imaginava-se que o cérebro humano tinha a capacidade de processar apenas 24 frames por segundo. Isso fazia com que a produção de imagens se limitasse à essa ideia. Hoje ela já foi superada. Sabe-se que a capacidade de processamento do cérebro é uma incógnita que agrega infinitas possibilidades.  Por isso, as produções evoluíram, e hoje são feitas em configurações médias de 30 a 60 frames por segundo. A evolução faz com que aquele seu jogo ou filme favorito possa ser desfrutado com a melhor experiência visual.

FPS em câmeras

Em câmeras o FPS é uma configuração bastante importante. Combinado com os megapixels, ele pode ser uma mão na roda para produzir um bom trabalho. Atualmente, até câmeras de celulares conseguem reproduzir um vídeo em 30 FPS. Boa parte delas capta a imagem em resolução full HD, com 1920 x 1080 mpx, o que facilita o processo.

Configurando

Agora que você já entendeu o que significa a sigla, é só ficar de olho nas configurações da sua câmera. Geralmente, em meio a tantos números você vai se deparar com esses: 1080p30fps ou 720p60fps. Os primeiros indicam a resolução selecionada, e os que vêm em seguida indicam a quantidade de frames por segundo na captura dos vídeos.

Em resumo, se você usar bem o recurso do FPS o vídeo sairá mais fluido e com qualidade.

Gostou desse conteúdo? Tem muito mais sobre cinema, fotografia e audiovisual no nosso blog. Confere lá!

Está procurando uma produtora audiovisual? Só falar conosco por aqui.
Faça seu orçamento aqui!

Posted in Blog.