Para começar a falar sobre o roteiro, é necessário entender a importância que ele tem.
Você consegue lembrar de um filme que assistiu e foi tão bom que você nem consegue pensar em defeitos da história? Ao mesmo tempo, pensar em outro filme que você viu e achou meio “sem pé nem cabeça”. Pode ser também uma publicidade, clipe musical, dentre outros. O que faz uma mensagem em vídeo ser passada de forma clara e eficiente, é o roteiro.

Quando você cria um roteiro é como se estivesse definindo um guia para a gravação. Nele tem que estar todo o passo a passo da história que você contar. E essa descrição de ações dentro do vídeo, deve envolver imagem, som, iluminação, personagens, tudo o que o você quer envolver no vídeo.

Se quer gravar um clipe musical, por exemplo, além da música, o roteiro irá ditar o comportamento dos músicos em cena, do cinegrafista que irá captar as imagens, da luz, do cenário que será envolvido. É como projetar a execução em todas as suas etapas. Por isso, o roteiro é uma das partes mais importantes de um vídeo. Mas, como construir?

CONTEÚDO
Pra começar a destrinchar o roteiro, é preciso definir o conteúdo. O que você quer falar para o seu público? Qual história você quer contar? Definindo o conteúdo, você pode começar a pensar na melhor maneira de expor em vídeo.

FORMATO

Com o conteúdo definido, o próximo passo é encaixá-lo no formato ideal. Musical, publicitário, documentário, institucional. O formato é um dos processos importantes na construção. Ele vai ditar até onde se pode ir no desenvolvimento do conteúdo dentro do vídeo.

ESCRITA

Sabendo qual conteúdo e em qual formato, chegou a hora de colocar a “mão na massa” e escrever o roteiro. Ele precisa ter uma linha coerente que faça o com que o seu espectador entenda o que você quer passar. É imprescindível que a mensagem fique clara, que você explore bem os recursos de imagem e som para ajudar nisso, e que você se coloque no lugar do seu público pra analisar o seu roteiro. Eu entendi a mensagem? Eu sendo meu cliente entenderia a mensagem?
O legal também é consultar outras pessoas, para que elas avaliem sua ideia e saber se entenderam a mensagem que você quer passar.

GRAVAÇÃO

A gravação é o xeque-mate do roteiro. É aí que você coloca em prática sua produção, e vai ver ser o produto final irá trazer a ideia que você tinha em mente lá atrás. Não seja inflexível. Caso necessite alterar alguma ação que você tinha pensado, mude! É na prática que temos uma melhor visão da produção.

AJUDA PROFISSIONAL

E claro, se você puder contar com uma ajuda profissional, será ainda melhor. Um bom roteirista faz toda a diferença. Muitas vezes você pode ter uma ideia, mas não sabe exatamente a melhor maneira de colocá-la no vídeo. Um bom profissional pode te ajudar a fazer isso e superar as suas expectativas com o produto audiovisual. Se puder investir, invista! Vale à pena.
A Forasteiro Produções é especialista em produção audiovisual. Aqui temos profissionais de ponta que podem te auxiliar em todo o processo de criação, execução e divulgação.
Entre em contato conosco!
Fone: +55 (11) 3562.4159
Redes Sociais: Instagram e Facebook

Os comentários estão fechados.