Muitos videomakers e entusiastas do audiovisual carregam essa dúvida consigo. Afinal, qual a melhor câmera para produzir imagens de qualidade? Não é a toa que a guerra comercial entre Canon, Nikon, Sony, Panasonic, etc, atravessam gerações e contam com cadeias de clientes fiéis para defender seu estandarte de “melhor equipamento”.

Na Forasteiro, nossos profissionais trabalham com diferentes modelos e marcas. E por isso, nosso time veio esclarecer essa dúvida que muitas vezes pode te ajudar na hora da compra do equipamento. As dicas abaixo são baseadas nos equipamentos que a nossa equipe utiliza no dia a dia.

Foco no equipamento!

Vivemos em uma era de fidelização às marcas, e isso não é algo negativo. Até porque, fidelização significa confiança. Mas além da marca, é importante focar no equipamento em si e saber o que ele é capaz de proporcionar. Muitas vezes, para o trabalho que você quer realizar, uma Canon pode ajudar mais que uma Nikon, ou uma Sony mais que uma Panasonic, e assim vai. Apesar da multifuncionalidade das câmeras, todas as marcas dispõem de modelos que possuem configurações mais adequadas para determinados formatos e locações. Por isso, uma boa lida sobre o equipamento vai auxiliar na escolha ideal.

Para Internet

Quase toda produção hoje em dia é pensada para as redes sociais. Então se a ideia é uma imagem limpa, clara e que combine bem com o estilo web, a dica é utilizar alguns modelos Sony, como a A7 SII e A7 SIII, que proporcionam uma qualidade impressionante de áudio e vídeo, e possibilitam ainda gravações em câmera lenta e em 4K.

Para Cinema e TV

Se o foco das suas produções são Cinema ou Séries, os modelos Panasonic GH4, GH5 e GH5s são uma boa pedida. Esses equipamentos são bem completos para Filmmakers, e possuem uma série de recursos como o Time Lapse e o frame rate variável para câmera lenta. Além disso, essas máquinas têm a opção de captação de cinema em 4k e 24hz, as mesmas configurações de filmes de cineastas. É a garantia de uma produção com uma imagem de personalidade única. Vale muito a pena o investimento.

Para Netflix

Você sabia que a Netflix tem exigências técnicas específicas para as produções que ela transmite no streaming? Nada mais justo quando se exige qualidade, né? A Panasonic Eva-1 é um dos modelos aceitos pela rede de streaming mundial. O equipamento pode gravar em 6k e tem a função de velocidade reduzida em até 10x. A câmera é bem versátil e bastante utilizada por cineastas independentes.

Multifunções e custo benefício

Se você está iniciando neste universo do audiovisual e gostaria de um equipamento que atendesse fotografia e vídeo com qualidade, nosso time indica a Canon 5D. Essa câmera foi criada especialmente para fotografar, mas é tão flexível que também tem o poder de gravar imagens de alta qualidade. Inclusive, o modelo 5D Mark II, que possuímos em nosso acervo, foi utilizado para gravar algumas cenas do filme Vingadores. Inacreditável né? Apesar de captar apenas em Full HD, o resultado pode ser de muita qualidade para projetos mais básicos.

Imagens de movimento

Claro que se o seu projeto necessitar de imagens em movimento, as câmeras drone e modelos específicos como a Dji Osmo, que temos aqui, são ideais para esse tipo de trabalho. Ambas filmam em 4K e possuem recursos de redução de velocidade que dão um toque especial às imagens.

É importante ressaltar que além das câmeras há equipamentos como estabilizadores e lentes que otimizam ainda mais o resultado da produção. O investimento em qualidade nunca pode ser confundido com gasto, pois independente do objetivo, a qualidade sempre vai ser o melhor argumento de venda.

Bônus: Atomos Inferno

Em determinadas situações o Inferno pode ser muito bom. Nesse caso, o Atomos Inferno é um monitor de gravação que combina a captação em 4k com um painel FRC de 10 bits que faz toda a diferença na pós produção. Esse equipamento garante uma imagem ainda mais limpa e com equilíbrio de brilho e luz. O Inferno possui entradas para a maioria das câmeras do mercado e é excelente para ter um resultado ainda melhor no produto final.

Gostou do texto? Comente o que achou e confira mais no nosso blog.
Conheça alguns dos nossos trabalhos clicando aqui!
Produza conosco em 2020. Contate-nos e faça já seu orçamento!

Os comentários estão fechados.