Quem estava ansioso para as estreias de Mulher Maravilha 1984, Viúva Negra e o clássico Velores e Furiosos 9 na tela dos cinemas, pode esquecer! Ou melhor, precisa ter um pouquinho mais de paciência. Como em todos os outros setores, a pandemia do coronavírus afetou em cheio a indústria do cinema. No mundo inteiro milhares de salas de cinema foram fechadas (só no Brasil foram mais de 600). Os decretos de quarentena afetaram os movimentos em shoppings e grandes centros comerciais e culturais, tornando o adiamento a única solução possível para as produtoras.

Porém, não foi apenas na agenda de lançamentos que a crise mexeu. Gravações e locações de filmagem também foram interrompidas em Hollywood e em outras partes do mundo. Basicamente, os trabalhos no mercado audiovisual estagnaram, afinal, a principal preocupação no momento é manter a saúde e integridade da população. O Grupo Globo, por exemplo, pela primeira vez na história interrompeu a gravação de novelas, e como solução está reexibindo produções antigas. 

Como resultado da interrupção das exibições no cinema, algumas grandes produtoras como a Disney optaram por lançar filmes no Streaming. A animação Dois Irmãos: Uma jornada fantástica, que estreou no cinema estadunidense no dia 6 de março, foi lançada recentemente no streaming da Disney, mas ainda não tem disponibilidade no Brasil. A Universal também disponibilizou filmes que já estão liberados nas plataformas de streaming desde o dia 20 de março. São eles: Homem Invisível, The Hunt e Emma. Há quem comece a falar sobre a possibilidade de lançar filmes inéditos que seriam para o cinema, em servidores online. Porém, ainda é uma ideia que está em discussão. 

As principais premiações também se remodelaram e anunciaram mudanças nas regras. O Globo de Ouro definiu que os filmes que foram lançados primeiramente no Streaming, antes das salas de cinema, poderão entrar nas votações. Já o Emmy determinou que as séries e minisséries precisam exibir ao menos metade de suas temporadas até o início de junho, para adquirir elegibilidade no processo. Espera-se que a pandemia também mexa com o Oscar, mas ainda é cedo para afirmar. 

Portanto, sem certezas ainda de quando a crise do coronavírus será controlada com segurança, fica difícil se reprogramar e lidar com as perdas financeiras. Porém, também é uma chance para que a indústria de plataformas de streaming possam se auto promover e angariar novos adeptos, mas é certo que todos permanecem na torcida para que essa situação se resolva o quanto antes. 

Para não se perder no meio disso tudo, confira os novos prazos de lançamento dos filmes mais esperados deste ano. 

  • Mulher Maravilha 1984 (Warner)

Teve Lançamento remarcado para 13 de agosto, mas poderá sofrer mais mudanças em razão da pandemia. 

  • Viúva Negra (Disney) 

Estava agendado para 30 de Abril, porém foi adiado para 6 de novembro de 2020. 

  • Velozes e Furiosos 9 (Universal)

Lançamento foi adiado em um ano. Estreia será em 2 de abril de 2021. 

  • Venon 2 (Sony Pictures)

Lançamento mantido para 2 de Outubro.

  • 007 Sem tempo para morrer (Universal)

Adiado para 12 de Novembro deste ano.

Gostou desse texto? Tem mais no nosso blog, acessa lá!

Precisa produzir material audiovisual com qualidade cinematográfica? 
Fale conosco! 

Os comentários estão fechados.